A mentalidade bíblica sobre política: mudar a sociedade pelo crescimento do Reino de Cristo?

Poucos temas dividem tanto os cristãos quanto a política. De um lado, há os que entregam a igreja à militância partidária, às campanhas e aos lobbies, convencidos de que a causa de Cristo avança por maioria parlamentar. De outro, há os que se omitem por completo, como se o Reino de Deus nada tivesse a dizer sobre as nações. Ambos os extremos erram, e o erro de ambos tem a mesma raiz: esquecer como o Reino de Cristo de fato avança.

COSMOVISÃOREINO DE DEUSPOLÍTICA E RELIGIÃO

Raniere Menezes

10/19/202614 min read

A mentalidade bíblica sobre política: mudar a sociedade pelo crescimento do Reino de Cristo?

Poucos temas dividem tanto os cristãos quanto a política. De um lado, há os que entregam a igreja à militância partidária, às campanhas e aos lobbies, convencidos de que a causa de Cristo avança por maioria parlamentar. De outro, há os que se omitem por completo, como se o Reino de Deus nada tivesse a dizer sobre as nações. Ambos os extremos erram, e o erro de ambos tem a mesma raiz: esquecer como o Reino de Cristo de fato avança.

A mentalidade bíblica sobre política não é conquistar a sociedade diretamente, por meio dos instrumentos do mundo, mas transformá-la INDIRETAMENTE, pelo crescimento do Reino de Cristo. Quando o evangelho é pregado com poder, as pessoas são convertidas, os lares são transformados, a cultura é levedada e, como consequência, a igreja ganha espaço político e paz para continuar pregando. A política não é o motor; é o fruto.

A PROVIDÊNCIA CONDUZ A HISTÓRIA, NÃO A POLÍTICA HUMANA

Se a providência de Deus não conduzisse a história, a Igreja já teria sido varrida da terra. Essa visão correta nos deve fazer entender que, se o avanço da fé cristã dependesse do bom funcionamento político, da democracia, da tolerância humanista ou da cooperação e do compromisso dos homens com seus contratos sociais, já teríamos sido exterminados. Não somos ingênuos quanto à natureza humana caída. —Apostar na política, colocar sua confiança nela, produz decepção sempre.

As configurações de poder político não se movem de modo aleatório. Quem determina o curso da história é a Providência de Deus. É por isso que a sobrevivência e a expansão da Igreja nunca dependeram da boa vontade dos governantes, mas do poder de Jesus Cristo em ação. Jesus reina e não está dormindo no trono.

A LIÇÃO DO PRIMEIRO SÉCULO: ROMA E OS JUDEUS

O que aconteceu com os judeus no primeiro século ao desafiarem o poder de Roma no ano 70 DC? Tiveram Jerusalém e o templo destruídos e a rebelião sufocada, apesar de décadas de alianças e generosidades do Império Romano. O grupo mais fraco protestou, e o grupo mais poderoso demonstrou quem mandava. — Essa é a fórmula do poder político. Quem tem juízo obedece.

Observe um detalhe importante: toda e qualquer pequena reclamação judaica por "seus direitos" durante o tempo de aliança pacífica só era aceita por interesse político de Roma, não porque os judeus fossem livres para protestar. O Império poderia suprimir qualquer movimento que contrariasse seu domínio. Assim como fez.

E a Igreja? Perseguida duramente por judeus e romanos, sobreviveu e floresceu por causa do poder de Cristo. Não que a Igreja não sofra perseguições na história, mas o seu curso é invencível. Os judeus tentaram o confronto direto e foram esmagados; a Igreja avançou pela pregação e prevaleceu. A Igreja foi alertada e preservada no primeiro século. E se espalhou até os confins da terra.

A IGREJA PERSEGUIDA E A TOLERÂNCIA DOS PODEROSOS

Por que a Igreja de Cristo sobrevive clandestina na Coreia do Norte, no Afeganistão, no Irã e na China nos dias de hoje? Porque o poder dela nunca esteve na praça pública. Os cristãos desses lugares não podem ocupar uma praça para protestar democraticamente, e mesmo assim a Igreja cresce.

Em muitas partes do mundo, grupos protestam por seus direitos e por mudanças políticas e nada lhes acontece. Isso não ocorre porque tenham algum poder em si, mas porque o governo os tolera. Nessa tolerância, as pessoas reivindicam suas necessidades e, por interesse dos poderosos, conquistam alguns direitos, mas tudo acontece por concessão do poder maior.

O massacre da Praça da Paz Celestial, em Pequim (1989), é a ilustração disso. Uma grande multidão de jovens ocupou as ruas para protestar pela democracia. O governo chinês poderia ter tolerado, mas enviou soldados e tanques, porque não era do seu interesse político permitir tal protesto. Até hoje ninguém sabe o número exato de mortos. Note que não se tratou de um protesto exclusivo da Igreja, mas da sociedade civil organizada, provavelmente apoiada por vários setores, inclusive cristãos. O poder do Partido Comunista simplesmente passou por cima.

DO REGIME FECHADO À AUTOCRACIA ELEITORAL: O PRINCÍPIO É O MESMO

Podemos dividir, de forma geral, os países com menos liberdades em regimes autocráticos fechados (a China, por exemplo) e regimes parcialmente fechados, como as autocracias eleitorais (como era a Venezuela de Maduro, por exemplo). Um grupo de cristãos pode protestar por seus direitos e por mudanças políticas e talvez não seja massacrado, apesar dos perigos e das ameaças. Mas não há poder no grupo cristão em si que lhe dê imunidade; o governo pode tolerar ou não.

Independentemente do nível de perseguição e de tolerância, os movimentos estão sujeitos às autoridades. A Igreja, como grupo de pressão, só consegue reivindicar algum direito se a autoridade governante tiver interesse em ser tolerante. Antes de Lutero, no século XVI, quantos pré-reformadores foram sufocados em seus protestos por liberdade religiosa? E, no entanto, um monge solitário, aparentemente fraco, questionou todo o poder religioso e político da sua época, e o evangelho se propagou até o Novo Mundo. — Obviamente com interesses políticos a favor.

A verdade é: a estratégia que depende da tolerância dos poderosos é frágil. A estratégia que depende do poder de Cristo é invencível.

O REINO DE CRISTO É UMA MONARQUIA, NÃO UMA DEMOCRACIA

O Reino de Deus não é uma democracia projetada para o céu. É uma monarquia absoluta e eterna, governada exclusivamente por Jesus Cristo. A Igreja não vota para alterar a Palavra de Deus nem decide por maioria o que a Bíblia significa.

O Salmo 2 e o Salmo 96.10 mostram o Pai estabelecendo o Filho como Rei sobre o monte santo, governando as nações. Em Mateus 28.18, Jesus declara que toda a autoridade no céu e na terra lhe foi dada, e Efésios 1.20-22 afirma que todas as coisas estão sujeitas debaixo dos seus pés.

Isso tem consequência política direta. Se Cristo já reina, a Igreja não precisa conquistar um trono; precisa anunciar o Rei que já está assentado nele. Nossa tarefa não é fazer Cristo reinar por meio da política, mas proclamar o seu reinado e ver as nações se submeterem a ele pela fé.

ATIVISMO POLÍTICO: QUANDO A IGREJA TROCA O PODER ESPIRITUAL PELO PODER POLÍTICO

A igrejas tem caído neste erro, grande parte da igreja tem uma obsessão contemporânea com campanhas, lobbies, candidaturas e eleições, e isso pode se tornar um substituto carnal e idólatra para a falta de fé no poder de Deus. Quando a igreja abandona o ministério de pregar o evangelho, curar enfermos e expulsar demônios, tenta disfarçar a própria impotência recorrendo à legislação para controlar o comportamento humano.

A Bíblia oferece algumas referências sobre isso:

a) Atos 1.6-8. Pouco antes da ascensão, os discípulos perguntaram se aquele era o tempo de Jesus restaurar o reino a Israel. Jesus respondeu que não lhes competia saber os tempos, mas ordenou que recebessem o poder do Espírito Santo para serem suas testemunhas. A resposta redireciona a pergunta política para a missão.

b) Atos 4.24-30. Ameaçados pelas autoridades políticas e religiosas, os apóstolos não organizaram abaixo-assinados nem pediram reformas legislativas. Apelaram ao Salmo 2 e oraram para que Deus lhes desse intrepidez na pregação e estendesse a mão para realizar curas, sinais e prodígios.

c) João 18.36 e Mateus 16.23. Jesus declarou que o seu Reino não é deste mundo e repreendeu Pedro por não pensar nas coisas de Deus, mas nas dos homens.

Isso não significa que o crente seja proibido de exercer cidadania. Significa que a esperança da Igreja jamais pode ser depositada nos instrumentos políticos, e que a política nunca pode ocupar o lugar da oração, da evangelização e do poder do Espírito.

AS ARMAS DA NOSSA MILÍCIA: O PODER ESPIRITUAL

"Não é por força nem por violência nem por política, mas pelo poder espiritual." Este é o verdadeiro poder. Paulo ensina que as armas com que lutamos não são as armas do mundo; pelo contrário, elas têm poder divino para demolir fortalezas (2 Coríntios 10.4).

O confronto direto, com armas humanas, é uma disputa no terreno dos pagãos. Vencemos e avançamos pela pregação do evangelho e pelo poder do Espírito Santo, num campo em que os não cristãos não têm armas para lutar.

Analise a diferença: No jogo político tomar partido é apoiar todo jogo sujo da guerra política, no avanço do Reino quem não é de Cristo não tem armas para lutar contra o poder de Deus e não consegue nem entrar na arena espiritual para lutar, pois a igreja está na presença de Cristo no trono da graça.

Cristo se manifestou para desfazer as obras do diabo (1 João 3.8). O Senhor começou "amarrando o homem valente" durante o seu ministério terreno e, tendo completado com sucesso a sua missão, está agora saqueando a casa de Satanás e tomando os seus bens. Nas palavras de Jesus: "Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?" (Mateus 12.28-29; cf. Lucas 11.20-22).

A vitória acontece na esfera espiritual, onde está a raiz dos problemas, e não no campo das leis e dos votos, que apenas tratam sintomas. Satanás não teme legislações que regulam o comportamento sem mudar os corações. Muitos se dizem cristãos e fazem alianças com políticos corruptos.

A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL COMO EFEITO INDIRETO

Aqui está o núcleo da mentalidade bíblica. A transformação verdadeira da cultura não vem de investidas diretas na política, mas do crescimento do Reino: o aumento da pregação salvadora, acompanhada de demonstrações de poder em nome de Jesus. À medida que mais pessoas são convertidas, curadas e transformadas, a sociedade é naturalmente levedada.

Foi assim que Jesus descreveu o Reino. Em Mateus 13.33, o Reino é como o fermento que uma mulher mistura em três medidas de farinha até que tudo esteja levedado. O fermento não toma a massa à força; age de dentro para fora, silenciosa e irresistivelmente. Em Mateus 13.31-32, o Reino é o grão de mostarda, a menor das sementes, que cresce até se tornar a maior das hortaliças. Em Daniel 2.34-35 e 44-45, a pedra que se solta sem mãos humanas fere a estátua dos impérios e se torna um grande monte que enche toda a terra. E Isaías 9.7 afirma que do aumento do seu governo e da paz não haverá fim.

Essas imagens têm algo em comum: crescimento gradual, orgânico e originado por Deus, não imposto por mãos humanas. Marcos 16.15-18 e João 14.12 acrescentam que o mesmo Cristo que manda pregar a todas as criaturas prometeu sinais acompanhando os que creem e obras maiores do que as que ele fez. Esse é o motor do Reino.

O teonomismo e reconstrucionismo erram exatamente quando querem reconstruir a sociedade pela aplicação da lei enquanto negam o poder presente de Deus por meio do cessacionismo. Sem o poder do Espírito e sem a mudança de coração, a reforma política é um corpo sem vida.

O PAPEL LEGÍTIMO DO ESTADO E DA OBEDIÊNCIA A DEUS

Dizer que a Igreja muda a sociedade indiretamente não significa desprezar o Estado. Romanos 13.1-7 ensina que o magistrado civil é servo de Deus, instituído para manter a ordem, punir quem pratica o mal e proteger a sociedade; ele não porta a espada em vão. O crente deve respeitar essa ordem e aproveitar as leis para sua proteção e para o bem comum.

Não estamos tratando aqui de alienação, mas entender que há leis que protegem a igreja e ela deve aproveitar para crescer com mais liberdade. E quando os magistrados são injustos e perseguidores, a igreja buscará estratégias missionárias para sobreviver.

O Estado tem uma competência restrita. Não lhe cabe ditar a fé, redefinir a Bíblia ou substituir o papel da Igreja. Quando as autoridades ordenam algo contrário à Palavra de Deus, prevalece o princípio de Atos 5.29: importa obedecer a Deus antes que aos homens. A obediência a Deus vem sempre em primeiro lugar, sem que isso nos faça insurgentes.

CONTRA O PRAGMATISMO E O "MANDATO CULTURAL" ESVAZIADO

Aqui vale um alerta contra dois desvios. O primeiro é o pragmatismo: a política secular é conduzida pelo "o que funciona" ou "o que atrai o eleitorado". O cristão não deve argumentar assim, mas demonstrar a verdade ou a falsidade de uma proposta com base na revelação bíblica.

O segundo é o abuso da expressão "para a glória de Deus" (1 Coríntios 10.31) e do chamado "mandato cultural", usados para sacralizar interesses seculares, como debates sem fim, entretenimento e ativismo, enquanto a oração, a evangelização e o exercício do poder espiritual são abandonados. A cultura é, sim, alcançada pelo cristão, mas como consequência do Reino que cresce, nunca como substituta da pregação.

A ESTRATÉGIA: ANUNCIAR O EVANGELHO EM QUALQUER SISTEMA, EM QUALQUER GERAÇÃO

Devemos lutar com armas espirituais. Pela influência da propagação do evangelho, a Igreja terá seu espaço político indiretamente na sociedade, e esse espaço será beneficiado com a paz necessária para pregar. É isso que a Bíblia chama de orar "pelos reis e por todos os que estão em autoridade, para que vivamos vida tranquila e sossegada" (1 Timóteo 2.1-2): a paz política não é o alvo final, mas o ambiente que serve à expansão do evangelho.

A estratégia essencialmente é anunciar o evangelho pelo poder do Espírito Santo, em qualquer sistema político e em qualquer geração. Em regimes democráticos ou autocráticos, sob tolerância ou perseguição, a tática não muda. O que muda é o terreno; o método permanece o mesmo.

CONCLUSÃO

A mentalidade bíblica sobre política pode ser resumida assim: Cristo já reina; a Igreja anuncia o seu reinado; o evangelho converte pessoas; pessoas convertidas transformam famílias, instituições e culturas; e a sociedade, levedada pelo Reino, concede à Igreja o espaço e a paz de que precisa para continuar pregando. A influência política da Igreja é consequência do crescimento do Reino, e não o seu instrumento.

O Brasil tem uma bancada política evangélica num cenário de minoria política num congresso muitas vezes corrupto e que corrompe a própria bancada, a qual se torna inútil.

Por isso, em vez de nos acovardarmos no lobby e na política secular, devemos pregar a Palavra e manifestar o poder de Deus, na cura, na libertação e na transformação de vidas. É nesse campo, onde os incrédulos não têm armas, que a vitória está garantida. Pelo poder do evangelho, dominaremos a política indiretamente, porque o Reino de Cristo não tem fim.

Exortação: Não Caiam no Erro Político de João Batista - Mateus 11:2–6

João Batista confundiu a missão do Messias com uma expectativa de libertação política.

João Batista havia sido encarcerado injustamente por Herodes após denunciar a imoralidade do governante. Estando na prisão, João enfrentou a opressão e a arbitrariedade do poder político secular.

O erro de João foi esperar que o Messias atuasse como um "campeão político"; um “Davi general” ou um reformador social direto que interviesse contra as injustiças das autoridades romanas e herodianas. João Batista cedeu à tentação de projetar no Cristo a necessidade de uma resposta política e institucional imediata para a sua situação de cativeiro e para a nação.

A Pergunta de Dúvida (Mateus 11:2–3): Impressionado pelo fato de Jesus não estar liderando uma revolução política nem intervindo na sua prisão, João enviou os seus discípulos a Jesus com a indagação: "És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar outro?".

João temporariamente vacilou e tropeçou (escandalizou-se) porque a atuação de Jesus não correspondia ao seu ideal de transformação política. Jesus não estava fazendo abaixo-assinados, lobbies ou investidas políticas contra Herodes, mas operando no nível espiritual.

A Correção e Repreensão de Jesus

A resposta veio aseada em milagres e pregacão (Mateus 11:4–6): Jesus não enviou uma promessa de intervenção política a João na prisão. Em vez disso, respondeu aos discípulos de João:

"Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim".

Jesus definiu a Sua missão essencial como um ministério espiritual focado em pregar o evangelho e operar o poder milagroso de cura. A verdadeira transformação do Reino de Deus expande-se pelo poder do Espírito Santo no coração e na vida das pessoas, e não por meios políticos diretos.

O erro de João Batista foi desejar um "Cristo político" que resolvesse as crises institucionais de sua época, em vez de reconhecer que o único Messias bíblico é Aquele que salva, prega a verdade e manifesta o poder milagroso do Espírito Santo.

Já tentaram vestir Jesus com todas as bandeiras políticas dos homens, distorcem suas palavras, usam seu nome em vão.



RESUMO:

A Verdadeira Natureza do Avanço do Reino

Indireto, não direto: O Reino de Cristo não conquista a sociedade por instrumentos políticos ou confrontos partidários, mas de forma indireta e orgânica, por meio da pregação do evangelho e da conversão de vidas.

O motor e o fruto: A política e a influência social não são o motor do avanço cristão, mas sim o fruto da transformação espiritual de corações, lares e culturas.

A Soberania da Providência e o Reinado de Cristo

Providência divina: A sobrevivência e expansão da Igreja não dependem de sistemas políticos, da democracia ou da boa vontade de governantes, mas da Providência e do poder de Deus.

Monarquia absoluta: O Reino de Deus é uma monarquia absoluta governada exclusivamente por Jesus Cristo, que já reina com toda autoridade no céu e na terra. A tarefa da Igreja é anunciar o Rei, e não "fazer Cristo reinar" via política.

O Perigo do Ativismo Político e do Pragmatismo

Substituto carnal: Apostar na política humana ou recorrer a lobbies e campanhas como prioridade revela falta de fé no poder de Deus e substitui o ministério espiritual por controle comportamental via legislação.

Ilusão da tolerância: Estratégias que dependem da tolerância ou da benevolência dos poderosos são frágeis e passageiras, sujeitas às mudanças de interesse dos governos (como exemplificado em perseguições históricas e modernas).

As Armas Espirituais da Igreja

Poder espiritual versus força: As armas da milícia cristã não são carnais, mas espirituais e divinas (oração, pregação e a atuação do Espírito Santo), capazes de derrotar o verdadeiro adversário na raiz dos problemas. A igreja não é comitê político nem palanque.

O exemplo bíblico: Episódios como o de João Batista na prisão corrigem a expectativa de um "Messias político" ou de um reformador social direto, redirecionando o foco da Igreja para a missão espiritual, os milagres e a proclamação da verdade.

O Papel do Estado e a Transformação Social

Respeito ao Estado: O magistrado civil é ordenado por Deus para manter a ordem pública e proteger a sociedade; os cristãos devem respeitar essa ordem e aproveitar as leis para viver em paz e propagar o evangelho. — Como fez Paulo ao ser judeu, mas com cidadania romana pôde circular por todo mundo com certa liberdade legal.

Autoridade suprema: Quando o Estado entra em conflito com a Palavra de Deus, a obediência ao Criador prevalece inegavelmente sobre os homens.

Crescimento: Assim como o fermento na massa ou a semente de mostarda, o Reino transforma a sociedade de dentro para fora, garantindo indiretamente à Igreja a paz e o espaço necessários para cumprir sua missão em qualquer sistema político.

Contato

Envie suas dúvidas ou sugestões

Email

ranzemis@gmail.com

© Raniere Menezes